terça-feira, janeiro 15

CLÍNICA PSICOPEDAGÓGICA

Epistemologia Convergente


A Psicopedagogia nasceu como uma preocupação empírica pela necessidade de atender crianças com dificuldades de aprendizagem, cujas causas eram estudadas pela medicina e pela psicologia. Com o decorrer do tempo, o que inicialmente foi uma ação subsidiária destas disciplinas, foi se perfilando como um conhecimento independente e complementar, possuidor de um objeto de estudo (o processo de aprendizagem) e de recursos diagnósticos, corretores e preventivos próprios.
Jorge Visca a encara segundo o que chama de epistemologia convergente, uma conceituação da aprendizagem e suas dificuldades em função da integração - por assimilação recíproca - das contribuições das escolas psicanalíticas, piagetiana, e da psicologia social de Enrique Pichon Rivière. Em virtude dessa conceituação, é possível compreender a participação dos aspectos afetivos, cognoscitivos e do meio, que confluem no aprender do ser humano.
Jorge Visca foi professor de graduação em escolas comuns, o que lhe deu o conhecimento e a vivência da realidade cotidiana da sala de aula,imprescindível para uma compreensão realista dos problemas de aprendizagem da criança. ( Jorge Fasce, in Jorge Visca 1987)
Jorge Visca graduou-se como professor em Ciências da Educação na Universidade de Buenos Aires em 1966, ampliou sua formação graduando-se como Psicólogo social pela Escola Privada de Psicologia Social, fundada por Enrique Pichon Rivière.
Jorge Visca fundou e dirigiu o Centro de Estudos Psicopedagógicos que formou, supervisionou e especializou muitos profissionais em Psicopedagogia.
Fonte:
VISCA, Jorge. Clínica Psicopedagógica:epistemologia convergente.(Prólogo). Trad. Ana Lúcia E. dos santos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

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